Dietpt - Dietitian Personal Trainner

Alimentando o seu bem estar

workshop

workshop

Newsletter

Noticias

 

Indicadores pessoais, sociais e ambientais do consumo diário de fruta e vegetais em crianças

O consumo de fruta e vegetais pelas crianças em idade escolar é um fenómeno complexo onde factores individuais, sociais e ambientais podem influenciar-se mutuamente.

Neste sentido, um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition (2008) analisou a influência destes factores no consumo diário de fruta e vegetais em crianças com 11 anos de idade (n=13305) de 9 países Europeus – Portugal, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Islândia.

Os resultados demonstraram que apenas 43,2% e 46,1% das crianças analisadas ingeriam diariamente fruta e vegetais, respectivamente, e que o consumo diário destes alimentos estava maioritariamente associado com (odds ratio entre 1,40 e 2,42; p0,02):

  • o conhecimento das recomendações nacionais do consumo de fruta/vegetais;
  • auto-eficácia positiva;
  • o gosto e a preferência por vegetais/fruta;
  • modelagem parental;
  • os pais obrigarem as crianças a ingerir fruta/vegetais;
  • levar fruta/vegetais para a escola;

Quanto aos factores físicos, neste estudo verificou-se que a disponibilidade de vegetais em casa estava correlacionada com o consumo diário de vegetais pelas crianças (odds ratio=1,27).

Assim sendo, os autores concluíram que a ingestão de vegetais e fruta em crianças em idade escolar está essencialmente associada a uma combinação de factores individuais e sociais, pelo que estratégias de intervenção com base em nestes indicadores serão mais promissoras na promoção do consumo de vegetais e fruta em crianças.

Fonte: European Journal of Clinical Nutrition (2008) 62, 834–841

« Voltar a Noticias